Translate

terça-feira, 23 de julho de 2013

Como Saber se está digitando seus dados de forma segura?

Na hora de fazer suas compras na rede, sempre surge a dúvida: Esta é uma forma segura ou não de comprar.

Como saber se seus dados estão seguros durante a sua compra, ou mesmo na navegação pela internet?
Existem duas formas de fazer pagamentos via internet:

Uma delas é através de vários módulos de pagamento, como PAYPAL, PAGSEGURO, BE CASH e vários outros;
Nesta forma de pagamento, você é direcionado a uma outra plataforma,  segura, onde pode digitar seus dados, e do seu cartão de crédito e somente terá acesso a essas informações, a operadora de pagamento.
O pagamento é recebido por essas operadoras e repassado ao vendedor da sua mercadoria.

Outra forma de fazer o pagamento é diretamente pelo seu cartão de crédito, em que você digita no site de compras os seus dados. Neste caso, todo cuidado na hora de comprar.
Para que seus dados estejam seguros, é preciso que o site de vendas esteja hospedado em um navegador seguro (HTTPS).
O site precisa, OBRIGATÓRIAMENTE, estar em HTTPS, o mesmo de Bancos,  FaceBook, e-mails ou qualquer site em que você precise digitar dados pessoais; sejam eles e-mails, senhas ou numero de cartão de créditos.
Somente o selo de segurança não garante que as informações são CRIPTOGRAFADAS;  O certificado digital de segurança só tem validade quando o site está em HTTPS(VERDE).

O que é HTTPS?
HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais.
O protocolo HTTPS é utilizado, em regra, quando se deseja evitar que a informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros, como,  por exemplo no caso de compras online.
A existência na barra de tarefas de um cadeado (que pode ficar do lado esquerdo ou direito, dependendo do navegador utilizado) demonstra a certificação de página segura (SSL). A existência desse certificado indica o uso do protocolo HTTPS e que a comunicação entre o browser e o servidor se dará de forma segura. Para verificar a identidade do servidor é necessário abrir esse certificado com um duplo clique no cadeado para exibição do certificado.

O que é CRIPTOGRAFIA?

Criptografia é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado.

#comprasegura